Literatura Anglo-saxônica

A literatura Anglo-saxônica apresenta um caráter anônimo tendo sua principal obra “Beowulf”, um poema épico recheado de acontecimentos sobrenaturais e misticismo, originalmente pertencente ao repertório das histórias orais do povo. Do ponto de vista simbólico, percebe-se a presença do Cristianismo, mesmo religiosamente considerados pagãos, a Literatura dos anglo-saxões foi registrada pelos monges da igreja católica e aos seus registros adicionados termos e idéias do cristianismo. Ainda nesse período é desenvolvido o gênero textual lírico, com a intenção de refletir na literatura o estado da alma do homem, um momento frio, melancólico e solitário, que figurava na fala dos scopas e no registro dos monges.
Os anglo-saxões produziram excelente literatura, com temas épicos, religiosos e históricos. Sua poesia se caracterizou por complicadas e belas metáforas e jogos de palavras.
No entanto, é nessa época que se consegue perceber um estruturação do fazer literário inglês, que dando seqüência ao que inicialmente “Beowulf” representou, utiliza-se de recursos da literariedade como referências para a produção dos textos, entre eles as kennings (espécie de metáfora), a aliteração, a metonímia, a sinédoque, o tom elegíaco e a lamentação como podemos perceber no poema lírico a seguir:

Onde estão o cavalo e o cavaleiro?
Onde está a trombeta que estava tocando?
Passaram como chuva na montanha,
Como vento nos prados.
Os dias sumiram no Oeste,
Atrás das colinas,
Para as sombras

Por fim, a Crônica anglo-saxônica, coletânea de notícias históricas em prosa e verso que começou a ser redigida por ordem de Alfredo, encerra a história da Inglaterra até meados do século XII, época da decadência do idioma anglo-saxão.

6 comentários:

  1. O post ajudou muito em meus estudos. Excelente texto!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Post bastante clara e objetiva! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Difícil achar um blog/site com informações dedicadas à respeito da literatura britânica/inglesa/norte americana.
    Grato pelo conteúdo, salvou um recém formado.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom!! Obrigada por contribuir para a minha formação.

    ResponderExcluir