Seafarer

O Marítimo

Seafarer é um poema de autor desconhecido, clássico da literatura anglo-saxônica, gravado no Livro Exeter dos quatro manuscritos sobreviventes. Com 124 linhas é comumente referido como uma elegia em poema que chora a perda ou mais geralmente um triste pedaço de escrita. É dito a partir do ponto de vista de um velho marinheiro, que avalia a sua vida como ele próprio a tem vivido. Além disso, o poema pode ser lido como um monólogo dramático, os pensamentos de uma pessoa, ou como um diálogo entre dois povos. A primeira seção é uma descrição dolorosa pessoal do sofrimento e das atrações misteriosas da vida no mar. Na segunda seção, o eu-lírico faz um deslocamento abrupto à especulação moral sobre a natureza breve da fama, fortuna, e da própria vida, terminando com uma opinião explicitamente sobre o Deus cristão. Nesta seção, o eu-lírico incita o leitor a esquecer as realizações terrestres e antecipar o julgamento de Deus na sua vida após a morte. O poema endereça idéias pagãs e cristãs sobre superar o sentido do sofrimento e da solidão, por exemplo, o eu-lirico discute ser enterrado com o tesouro e a glória das vitórias nas batalhas, e igualmente temendo o julgamento de Deus na vida após a morte (cristão). Retrata o conflito de gerações, mostrando o homem velho como pessimista e o homem jovem como otimista. Além disso, “O Seafarer" pode ser pensado como uma forma de alegoria em discutir a vida como uma viagem sendo condição humana como aquela do exilado do deus no mar da vida. Recentemente uma peça de teatro na Broadway de Conor McPherson, baseado em Seafarer, fez muito sucesso entre a crítica, o trailler logo embaixo mostra um pouco dessa peça.
http://www.youtube.com/watch?v=FNPhRFWFxqI

“Posso fazer uma verdadeira canção
Sobre mim .
Das minhas viagens
como é que eu frequentemente suportou
dias de luta,
incômodos vezes,
[como eu] tem sofrido
crispada tristeza no coração,
ter conhecido no navio.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário